[Interessante Achado] #03 O Império da necessidade

domingo, 21 de setembro de 2014 0 comentários

Em mais um dos meus passeios pelas editoras em busca de livros tanto de ficção quanto de não ficção, deparei-me com o livro do professor Greg Grandin "O Império da Necessidade: escravatura, libertação e ilusão no novo mundo" (no original The Empire of Necessity: slavery, freedom and dececption in the New World, lançado pela Metropolitan Books).

O livro em português foi lançado pela Editora Rocco e me introduzi na obra pela tradução de Ana Deiró no trecho disponibilizado aqui. É um livro de história, ou seja, diferente (da maioria) dos que resenho é não-ficção.

"Os africanos permitiram que Delano subisse a bordo e se comportaram como se ainda fossem escravos." 

A citação acima é do trecho disponibilizado pela Editora Rocco e demonstra parte da problemática que percebi na amostra: existe um mundo que os sujeitos escravizados são tão ou mais estratégicos que seus "senhores".
Isto fica implícito na sinopse que pode ser acessada aqui.

"Poderia parecer uma abstração dizer que a Era da Liberdade tam- bém foi a Era da Escravidão."

Esta outra citação remonta a uma discussão capital na maior parte dos sistemas que entram em crise, já que a maior parte deles carrega em si a semente do próximo regime (intelectual, político, econômico).

Não, não sou historiador, filósofo ou sociólogo. Apenas me interesso pelas áreas que se apresentam consonantes com o objeto de estudo que pesquiso: o comportamento (humano, em sua maioria).

Este livro me parece fundamental em minhas leituras - quiçá possa adquirir e resenhar no futuro - para explanar e compreender a relação entre o contexto em que os organismos se desenvolvem, sua aprendizagem e a determinação do futuro do agrupamento discorrido. Ou seja, sem ler o livro posso elucubrar ao imaginar que um grupo de não-escravos possa fazer a diferença entre os escravos que não conhecem outra condição de vida.

Fica a indicação para quem tem condições de comprar o livro.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB