Adaga de Dois Gumes de Vanessa Nilo

segunda-feira, 7 de abril de 2014 0 comentários


Título: Adaga de Dois Gumes
Série/Coleção:  A Jornada de um Herdeiro
ISBN: 0
Autor: Vanessa Nilo
Tradutor: (Não se aplica)
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 342
Tempo de Leitura: 5,3h
Classificação: 


É a primeira vez que apresento uma crítica de um livro de uma pessoa que provavelmente lerá e que conheço de um círculo de autores das redes sociais. Então tentarei ser o mais objetivo possível, sem comparações e elucubrações em demasia. A autora merece toda a objetividade possível de minha parte.
O livro é dividido em duas partes que eu chamaria (I) infância-juventude e (II) vida adulta (no sentido das escolhas) de Arian di Lônios, o protagonista. Este jovem sujeito é um "Selenaire" - cuja função não fica clara e, provavelmente, deve ser alvo de discussões posteriores. Admito que isto contribuiu para o ar de mistério e aumentou meu interesse.
Bem, Arian é um jovem que cresceu nos arredores de Vougan, Ocidente da terra proposta pela autora, e é guiado pelo seu pai, Temístocles, a ter um comportamento calmo e distanciado da população, sem muitos amigos.
Há intrigas interessantes em uma ordem que tem como base uma localização, próxima a Vougan, chamada Álamo, onde vive uma moça que despertou o interesse de Arian e parece importante para o seguimento da saga. Esta ordem guarda segredos que apenas alguns idosos e poucos jovens tem acesso. Aí entra a máscara. Ela é utilizada por um círculo específico da ordem e tem papel, para Arian, de apresentar a problemática (ainda) indecifrável sem ajuda.
A obra apresenta criaturas/entidades como Vampiros - importantes pro enredo em demasia, Parcors - que parece ser uma apresentação mista de humanos com outros animais, e, obviamente minhas favoritas, as "mageínis" que aparentemente são as bruxas da obra, que comandam os elementos da natureza. Estas últimas tem uma intriga com os vampiros, mas lhes servem a alguns propósitos. Há ainda centauros que vivem na terra de interessantíssimo nome Dontoc-Fazrum e tem uma intriga própria a resolver pelos seus territórios.
Há uma habilidade divinatória em alguns personagens, como Temístocles e Jasle - provavelmente a mãe de "nosso" protagonista - que é interessante, apesar de ser passível de diferentes interpretações.
De forma geral, a obra tem uma narrativa detalhada, contudo que vagueia muito rapidamente entre uma terra e outra. Neste aspecto, penso que um título para os capítulos possa ajudar. Ainda há uma descrição da personalidade dos personagens, mas não deles em si. Salvo os vampiros, cujas asas e feições são descritas.
Como é dito inicialmente "A máscara e o arco (...)" imaginei que eles fossem mais presentes. A máscara [SPOILER/] ou o que resta dela e carrega a mensagem [/SPOILER] aparece, mas o arco ainda não é alvo de uma justificativa quanto ao "dom", admitindo que a máscara seja o "mistério". Devido a estes tópicos a obra ficou com 3/5. Ainda a mudança no tom da narrativa é algo diferente, por exemplo no início da Parte II parece que é outro autor escrevendo. Um tom elucubrativo, diferente da descrição das cenas dos capítulos anteriores.
Recomendo, então, fortemente esta leitura que não é juvenil. E isto me alegrou durante a leitura. O tom inicial do clássico "menino-que-salva-o-mundo" foi mudado para "a forja de alguém que pode ajudar em uma problemática específica". Ou seja, ele não é "herdeiro" da salvação em si, ele deve ser preparado. Apesar de que o misterioso "poder" de Arian deponha contra parte desta minha afirmativa.
Vanessa Nilo esta intimada a continuar com a obra e o desenvolvimento de Arian de Lônios na longínqua Mavenistök

Ps: Vanessa, tens um talento ímpar de descrever pensamentos e nomear lugares.

Fonte da imagem: cover_front_big.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB