Torre Negra, Volume III: Terras Devastadas de Stephen King

domingo, 9 de março de 2014 0 comentários
Título: A Torre Negra
Subtítulo: III Terras Devastadas
Autor: Stephen King.
Ano de lançamento: 2005
Editora: Objetiva
Selo: Suma das Letras
Páginas: 526.
Tempo de Leitura: 6,2h
Estrelas: 5/5

O terceiro volume da coleção Torre Negra é magnífico!
O brilhante Stephen King narra que Roland - o último pistoleiro do "mundo que seguiu adiante", Eddie e Susannah continuam em busca da Torre Negra, centro do espaço-tempo, e seguem uma pista: o feixe de luz que os guiará até ela.
Mas nem tudo é Torre Negra, para alguém que não Roland de Gilead. Existe o jovem loiro Jake. Morto duplamente no primeiro volume da série. Ele está … louco. Assim como o pistoleiro. A evitação por Roland do "empurrador" lançar Jake na estrada  - ver detalhes no volume II, A Escolha dos Três - causou um desvio do tempo/espaço e criou em ambos, Jake e Roland, conflitos internos entre Jake-Existe e Jake-não-existe, e ainda Eu-Morri e Eu-não-morri por parte do jovem loiro.
A trama inicialmente se passa entre o treinamento de Susannah e Eddie em pontaria e atividades típicas de pistoleiro, os devaneios de Roland, as premonições/sensações de Eddie de um lado e os conflitos de Jake em Nova York no final dos anos 80.
O desenvolvimento do livro se dá com a busca de Jake pelo portal que o levará de volta para o pistoleiro de olhos azuis e, finalmente, para o desaparecimento de seu conflito interno entre vivo-e-morto que afeta suas atividades infantis.
A narrativa deste livro é excelente porque é detalhada, quase beirando o assustadora. Principalmente na descrição do Círculo-falante em uma ponta e a Casa mal assombrada de outra (em Nova York), local do salto de Jake. Salto este que tem seu preço em sanidade, sangue, gritos e múltiplas personalidades.
Há, posterior ao reaparecimento de Jake, a tomada da relação entre Pistoleiro e O Garoto. É importante apontar a revelação por parte de Jake de descobertas em seu mundo de "dicas" e instrumentos para alcançar a Torre, o que inclui o personagem maligno e astuto da capa.
Pronto, aparentemente o ka cuidou de reunir o grupo que, quando tem seus ka entrelaçados, é chamado de ka-tet. Descobre-se ainda que o ka-tet tem uma ligação especial, contudo que não os impede de ter segredos.
A passagem por Lud é especialmente pautada nos encontros e desencontros do grupo e o aparecimento do "trapalhão" Oi - espécie de cão falante, que imediatamente (ou quase) se apega a Jake. Mostra ainda o conhecimento do "berço" e a maior característica que aponta que o mundo de Roland "seguiu adiante": a loucura generalizada.
Aparece, próximo ao final do livro, o Mago. Título do próximo volume, ele tem interesse em impedir a maior aproximação de Roland e seu ka-tet da Torre.
Apresentada o enredo, digo-te que é detalhado o suficiente para diminuir minha velocidade de leitura, contudo que cada detalhe vale a rememoração neste livro que é inesperadamente novo em questão de mitologia e faz referência com uma Nova York de diversas épocas, com menção aos nazistas, o que torna a trama deste mundo imaginário ainda mais intrigante: ele vaga pelo tempo e por isto tem características de diferentes épocas e citações de diferentes acontecimentos?
Adianto que, quem buscar o livro nas livrarias terá dificuldades, como eu tive, para encontrar. Os direitos foram comprados por outra editora brasileira segundo dois funcionários de duas redes distintas de livrarias, por isto alguns números não estão mais em estoque e não podem ser requisitados. Ainda restam os sebos, o que inclui os virtuais - ver aqui um exemplo.
Antes de terminar, contudo, vale aprender as adivinhações propostas no livro. Ela pode garantir a sobrevivência e treinar a percepção do indivíduo. Serve para nosso mundo que, por enquanto, "não seguiu adiante" também.

Fonte da imagem: As-Terras-Devastadas.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB